- Os empréstimos pessoais podem ser muito úteis para quem deseja quitar dívidas a longo prazo, bem como, fazer uma reforma em casa ou trocar de carro. O texto a seguir explora as etapas para solicitar, assim como as vantagens e os vários tipos de créditos.
O que são empréstimos pessoais?
Empréstimos pessoais são uma forma de crédito em que a instituição financeira cede uma quantia em dinheiro a uma pessoa, conhecida, aliás, como mutuário, que concorda em pagar o valor com juros em parcelas ao longo de um certo período de tempo.
Eles, em geral, não exigem um ativo, como uma casa ou carro, como garantia. Além disso, são muito usados para os seguintes fins:
- cobrir despesas imediatas;
- consolidar dívidas;
- financiar projetos pessoais.

Quais são os tipos de empréstimo pessoal da BR Cred & Invest?
A BR Cred & Invest tem como missão facilitar a vida dos brasileiros que procuram um empréstimo sem complicações e seguro, com desconto diretamente na sua conta de luz, confira os produtos de empréstimo pessoal:
Quais são as etapas para solicitar empréstimos pessoais?
As etapas para pedir empréstimos pessoais envolvem pesquisa e análise de condições, além de elegibilidade e documentação. Depois, é preciso solicitar, aguardar que seja avaliado e aprovado, e, por fim, aceitar a oferta. Veja mais detalhes a seguir.
Pesquisa e comparação
O primeiro passo é buscar o banco que oferece as melhores taxas de juros e as condições que se encaixam no seu perfil. Sendo assim, avalie os termos de cada uma e escolha a que tiver certeza que vai conseguir pagar em dia.
Elegibilidade
Antes de solicitar o crédito pessoal, veja se você atende aos critérios de elegibilidade da instituição financeira que escolheu. Isso pode incluir:
- idade mínima;
- renda mensal;
- histórico de crédito;
- limite máximo de dívida.
Documentos
Os documentos servem para comprovar todas as informações da etapa acima, assim, você deve mantê-los em dia e em fácil acesso. Na maioria das vezes, aliás, é preciso ter em mãos:
- RG;
- CPF;
- comprovante de endereço;
- holerite;
- extrato bancário dos últimos 3 meses.
Solicitação
Preencha o formulário de solicitação com cuidado, pois ele será avaliado pela gerência com rigor para, então, decidir se liberam o crédito na sua conta. Portanto, ponha todos os dados da forma mais precisa e completa possível.
Avaliação
Após enviar a solicitação, o banco irá avaliar as suas informações, bem como, o seu histórico de crédito e capacidade de pagamento. Eles podem pedir dados adicionais e documentos de suporte, por isso, esteja sempre atento aos seus canais de comunicação.
Aprovação
Se o seu pedido for aprovado, você receberá uma oferta de empréstimo pessoal com os termos e condições do crédito, como, por exemplo:
- taxa de juros;
- valor da oferta;
- prazo e formas de pagamento.
Esse é o momento de avaliar todas as opções e escolher com sabedoria, pois elas podem não estar disponíveis para uma possível portabilidade.
Aceitação da oferta
Após revisar com atenção cada oferta, você pode, então, assinar o contrato e aceitar todos os termos. Após isso, o valor será depositado em sua conta bancária.
Vale lembrar que o uso consciente e moderado é o mais indicado, uma vez que as parcelas serão cobradas mês a mês, com os juros aplicados.
Quais são as vantagens de se obter empréstimos pessoais?
As vantagens dos empréstimos pessoais são a flexibilidade e a agilidade que eles oferecem para os usuários, além das menores restrições de garantia. Da mesma forma, é ideal para a quitação de dívidas. Confira esses e outros benefícios abaixo.
Flexibilidade
Ao contrário de créditos específicos, como para a compra de carro ou hipoteca, onde o valor é designado para um único propósito, o empréstimo pessoal pode ser usado para outros fins, já que não exige uma garantia física. São eles:
- fazer melhorias na casa;
- cobrir despesas médicas inesperadas;
- fazer uma viagem dos sonhos.

Agilidade
Em muitos casos, a aprovação ocorre de forma ágil, ou seja, os fundos caem em sua conta em poucos dias úteis. Isso o torna ideal em situações de urgência ou quando você precisa de dinheiro o mais rápido possível para cobrir uma dívida.
Menos restrições de garantia
Os empréstimos pessoais são cedidos com base na capacidade de pagamento do mutuário, bem como, conforme o seu histórico de crédito e outros dados financeiros. Desse modo, não é preciso oferecer um ativo como garantia, ou ter um fiador.
Quitação de dívidas
Ao quitar diversas dívidas em um único empréstimo com uma taxa de juros potencialmente mais baixa, você pode, então, simplificar as suas finanças e poupar dinheiro com os juros no longo prazo.
Taxas de juros competitivas
As taxas de juros podem variar de acordo com o seu histórico de crédito e das condições do mercado financeiro. No entanto, em muitos casos, os empréstimos podem oferecer taxas de juros competitivas em relação a outras formas, como os cartões de crédito.
Prazos flexíveis
Ao pedir um empréstimo pessoal, você tem a opção de optar por um prazo de pagamento que melhor se adapte às suas demandas e ao seu orçamento. Isso pode não só ajudar a planejar os seus pagamentos de forma eficaz, mas também a evitar o estresse financeiro.
Acesso a quantias maiores
Outra vantagem é o acesso a quantias maiores de dinheiro em conta para uso imediato, de modo que você não depende de um limite em cartão. Isso pode ser útil para pagar por uma cerimônia de casamento, bem como, fazer uma grande compra ou lidar com uma urgência.
Quais são os diferentes tipos de empréstimos pessoais disponíveis?
Os tipos de empréstimos pessoais mais comuns são o crédito educativo, assim como o adiantamento de salário. Aliás, veja mais informações sobre cada um deles a seguir.
Crédito educativo
O crédito educativo serve para financiar estudos, logo, ele pode vir por meio de bancos, pelo governo ou instituições de ensino. Assim, possui condições especiais, como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos. Aliás, você pode usar para:
- pagar mensalidades escolares;
- comprar material didático;
- garantir moradia estudantil.
Adiantamento de salário
Como o próprio nome sugere, esse crédito, também chamado de “consignado”, é um tipo de empréstimo em que o valor se desconta da folha de pagamento do mutuário.
Ele é comum entre aposentados, pensionistas e funcionários públicos, pois, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos mais longos de pagamento.

Os empréstimos pessoais podem ajudar a alcançar objetivos financeiros?
Os empréstimos pessoais podem ajudar a alcançar objetivos financeiros ao oferecer financiamento para projetos cruciais, como, por exemplo, reformas em casa ou cursos de especialização, o que permite que seus planos não comprometam as suas economias.
Além disso, podem ser úteis para quitar dívidas com taxas de juros mais altas em um único pagamento com juros mais baixos, assim, poupa o dinheiro a longo prazo.