O empréstimo boleto é uma forma rápida de obter dinheiro via fatura para quitar dívidas, adquirir bens ou suprir gastos emergenciais, por exemplo. Mas, antes de contratar, é preciso analisar bem as condições e taxas, bem como, se a instituição financeira é confiável.

Como funciona o empréstimo boleto?

O empréstimo boleto é uma modalidade na qual uma pessoa física solicita uma quantia emprestada a um banco ou financeira via fatura. Esse valor, por sua vez, deve ser pago em parcelas mensais, com acréscimo de juros, cujas taxas podem variar conforme a empresa. Essa opção é muito comum, uma vez que pode servir para diversas ocasiões, desde a quitação de dívidas com juros mais altos, como outros projetos, dentre eles:
  • compra de móveis ou imóveis;
  • reforma de casas;
  • despesas emergenciais, como gastos médicos, por exemplo.
O pedido pode ser feito na agência na qual o cliente possui conta bancária, bem como, de forma digital, por meio do site da instituição ou aplicativo. Dessa forma, o interessado consegue simular a quantia que vai pedir, número de parcelas e valor mensal.
Crédito Pessoal Boleto
O empréstimo boleto pode ser a solução para quitar dívidas ou realizar projetos pessoais. Imagem de Daniel Dan no Unsplash

Quais são os requisitos para conseguir um empréstimo boleto?

Para obter o empréstimo boleto, os requisitos básicos envolvem ter mais de 18 anos, ter os documentos pessoais e comprovação de renda. Ter um bom histórico de crédito, ou seja, não estar com o nome negativado, também pode pesar na concessão. As pessoas que trabalham com vínculo formal podem comprovar a renda com o contracheque, mas para quem trabalha como autônomo, também é possível obter crédito. Para isso, alguns documentos que podem servir são:
  • declaração de imposto de renda;
  • extratos bancários, com registros da movimentação mensal;
  • registros contábeis quando há empresa aberta.

É possível obter crédito quando está negativado?

Para quem está com o nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito, pode ser mais difícil conseguir um empréstimo. Ainda assim, algumas financeiras oferecem essa opção, embora com taxas de juros mais altas, para compensar o risco maior de inadimplência.

Processo de análise de crédito pelo banco

A análise do banco para conceder ou não o crédito se baseia em vários fatores, como renda, bem como, se possui dívidas inscritas e se faz os pagamentos em dia. Nesse contexto, para aumentar as chances de obter um empréstimo, algumas boas condutas são manter as contas em dia e se inscrever em cadastros positivos, que podem ajudar a melhorar o score.

É preciso ter garantia para o empréstimo boleto?

Boa parte dos bancos não exige garantia para o empréstimo boleto, exceto quando os valores são muito altos. No entanto, para pessoas com restrições ou com histórico ruim de pagamento, oferecer algum bem pode aumentar as chances de obter o empréstimo. Veículos, por exemplo, podem servir como garantia para o valor do crédito, desde que estejam quitados e em nome da pessoa que solicita. Assim, o banco avalia o bem e define a quantia do empréstimo, que pode chegar a até 90% do valor. Para formalizar a garantia, o banco lança um gravame no documento do veículo, que permanece enquanto não for quitado. Após o pagamento integral, basta ao cliente solicitar a baixa. O mesmo ocorre para outros tipos de bens, como imóveis, por exemplo, que podem servir para a obtenção de crédito para pessoa física.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

Ao optar por colocar um bem em garantia para um empréstimo, o cliente não precisa se desfazer dele para conseguir o dinheiro. Dessa forma, ao final das parcelas, continua com seu imóvel ou veículo e ainda obtém o valor que precisa para seus planos. Por outro lado, mesmo que ocorra algum problema e não consiga quitar o valor do empréstimo, o bem será suficiente para suprir o pagamento. Outro ponto favorável é que, por ter menos riscos para o banco, as taxas de juros podem ser menores, o que pode impactar no valor das parcelas mensais.

O que observar no momento de pedir empréstimo boleto?

Ao contratar um empréstimo boleto, é preciso estar atento ao custo total, ou seja, o valor final que será pago ao banco. Assim, é possível analisar se a taxa de juros está muito alta e se a parcela caberá no orçamento. É válido simular o empréstimo em mais de uma instituição, a fim de garantir a melhor oferta. Além disso, é preciso estar atento a cobrança de taxas e impostos, sendo as mais comuns:
  • IOF, ou seja, o imposto sobre operações financeiras;
  • tarifa de cadastro;
  • juros.
Vale ressaltar que esses valores compõem o Custo Efetivo Total (CET), mas não deve haver qualquer cobrança prévia para liberar o empréstimo. Aliás, esse é um sinal de alerta que pode indicar um possível golpe. Muitos criminosos criam páginas que oferecem condições especiais para obter dinheiro emprestado e para fazer a liberação, eles pedem que o cliente transfira um valor. No entanto, quando a pessoa faz o pagamento, a suposta empresa some.
Crédito Pessoal Boleto
Ao contratar um empréstimo, é preciso estar atento às taxas e condições. Imagem de Scott Graham no Unsplash

Como garantir que o empréstimo é seguro?

Um cuidado que pode evitar problemas é verificar se a empresa é confiável. Assim, vale a pena checar se o CNPJ existe, de fato, o que é bem simples, basta pesquisar no site da Receita Federal. Também é interessante pesquisar a reputação da instituição, com base na opinião de outros clientes. Isso pode ser feito em sites de registro de reclamações, como o Reclame Aqui, por exemplo.

Quais são as vantagens do empréstimo boleto?

A opção do empréstimo boleto concede maior controle sobre os pagamentos, além de permitir antecipar parcelas. Dessa forma, o cliente consegue quitar o valor mais rápido e ainda reduz os juros sobre o saldo devedor. Outro ponto positivo é que, no caso do débito em conta, por exemplo, caso a pessoa se esqueça do pagamento, a parcela pode ser descontada do limite. Assim, fica sujeito a juros ainda maiores no rotativo do que ao pagar o boleto. Nessa modalidade, o cliente não fica restrito ao banco emissor, ou seja, pode efetuar o pagamento em qualquer instituição, ou até em casas lotéricas, desde que esteja no vencimento.

Faça seu Crédito Pessoal Boleto

Garanta seu Crédito Pessoal Boleto agora e resolva suas necessidades financeiras em minutos! Clique aqui e solicite já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *