O crédito pessoal para negativado é uma opção viável para quem tem restrições no CPF, mas deseja pedir um empréstimo visando quitar as suas dívidas. Por isso, o texto a seguir explica como funciona essa modalidade e quais são os seus benefícios.
O que é o crédito pessoal para negativado?
O crédito pessoal para negativado é uma opção de empréstimo para as pessoas com restrições no CPF. Assim, ele serve para quem tem registros de inadimplência, bem como, atrasos em pagamentos ou outros casos que podem levar à negativação.
Em resumo, ele permite a obtenção de valores, mesmo para quem não tem limite de crédito na praça. Na maioria das vezes, os bancos que oferecem essa opção adotam critérios mais específicos, como, por exemplo:
- taxas de juros mais altas;
- limites de crédito baixos;
- garantias em bens;
- avalistas.
Como funciona o crédito pessoal para negativado?
O crédito pessoal para negativado faz uma análise de risco antes de liberar o valor na conta e oferece maiores taxas de juros. Além disso, ele pode exigir garantias em bens ou avalistas e oferecer limites menores. Veja mais detalhes sobre como ele funciona a seguir.

Análise de risco
Antes de dar as opções, o banco avalia os riscos de liberar qualquer valor na sua conta, ou seja, eles levam em conta o seu histórico, assim como, o score de crédito. Por isso, mesmo com a negativação do nome, não deixe de pagar as suas contas em dia.
Maiores taxas de juros
Por conta do maior risco em ceder valor a pessoas com histórico negativo, as taxas de juros aplicadas a esse tipo de crédito tendem a ser mais altas. Então, esteja ciente de que o valor pago ao final do empréstimo pode ser maior do que o total obtido na contratação.
Garantias ou avalistas
Em alguns casos, a concessão do crédito pode depender de garantias, como, por exemplo, um veículo ou imóvel, ou da adesão de um avalista no contrato, isto é, uma pessoa com histórico sólido que assume o pagamento caso o tomador não cumpra com as suas obrigações.
Limites de crédito menores
Como esse crédito é de risco para o credor, os limites não costumam ser altos, uma vez que ele visa evitar que você obtenha outra dívida com a qual não vai poder arcar. O ideal, então, é usar o valor para quitar as pendências antigas e elevar o score.
Pagamentos em dia
Uma vez aprovado, não deixe de manter os pagamentos em dia, pois isso pode ajudar a reconstruir o seu histórico de crédito ao longo do tempo. Ele funciona como um empréstimo boleto, assim, você deve emitir a fatura para pagar todo mês.
Controle e ajuste
Você pode fazer dessa oportunidade o seu retorno ao crédito, visto que o banco controla as suas ações e, caso veja que você é um bom pagador, pode fazer ajustes nas opções que oferece.
Quais são os benefícios do crédito pessoal para negativado?
Os benefícios do crédito pessoal para negativado vão desde o acesso até a reconstrução do crédito. Nos tópicos a seguir, então, veja essas e outras vantagens de ter acesso a esse empréstimo.
Acesso ao crédito
Quem tem o nome negativado, não tem limite de crédito, mas caso seja aprovado para esse empréstimo, pode voltar a ter acesso a ofertas. Porém, é preciso manter os pagamentos em dia.

Reorganização financeira
Ao usar o crédito pessoal de forma responsável, você pode reorganizar suas finanças, ao passo que quita dívidas antigas ou enfrenta emergências financeiras sem recorrer a opções mais caras, como empréstimos informais.
Condições flexíveis
Outra vantagem é que você pode ter condições flexíveis como um prazo maior para pagar a entrada, bem como um número maior de parcelas.
Reconstrução do crédito
Caso você mantenha os pagamentos em dia, e até mesmo pague antes da data, pode abrir portas, de fato, para condições melhores de crédito no futuro.
Como escolher a melhor opção de crédito pessoal para negativado?
Para escolher a melhor opção de crédito pessoal para negativado, antes de tudo, faça uma pesquisa para saber as melhores condições. Além disso, antes de assinar qualquer contrato, leia todas as cláusulas com atenção.
Avalie também as condições de pagamento, como por exemplo, prazos e parcelas mensais. Opte por um plano que seja compatível com sua situação financeira para evitar dificuldades no futuro.